"As empresas têm investido muito em redução de custos e têm percebido que é preciso obter vantagem competitiva para continuar no mercado altamente competitivo. O Endomarketing pode fazer isso. O processo de implantação, constituído por fases, tem como principal tarefa a melhoraria do nível de comunicação na empresa. A idéia do livro é mostrar como fazer isso de forma estratégica, com o apoio da Direção da empresa e dos colaboradores, todos em busca da competitividade, seja pessoal e/ou organizacional. O planejamento estratégico de Endomarketing deve ter a participação dos empregados. Eles devem se sentir partes do processo, pois ao melhorar o nível de satisfação dos colaboradores, a empresa estará em constante atualização de sua política de Endomarketing. As pesquisas de clima organizacional devem ser feitas regularmente, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria. Os investimentos maiores serão nos pontos fracos identificados nas pesquisas de clima. A vantagem competitiva começa nesse ponto. Nos momentos de crise, os investimentos poderão ser reduzidos, mas os empregados apoiarão a empresa nas decisões sérias e transparentes. Após a crise, enquanto os concorrentes já demitiram empregados e criaram um clima de trabalho ruim, a sua empresa estará com os empregados motivados e todos imbuídos na redução de custos que será alcançada com a capacitação e desenvolvimento dos empregados. O resultado previsto será a diminuição dos custos, melhoria do nível de satisfação dos colaboradores e da comunicação organizacional, melhoria da qualidade de vida, tanto dos empregados, quanto de seus dependentes. Com uma estratégia dessas, a empresa fica em condições de realizar ajustes e manter-se competitiva, gerando resultados para os colaboradores, dependentes, comunidade, governo e, também, gerando dividendos para os acionistas."