Através de um programa experimental de aprendizagem de natação o autor trabalha com crianças portadoras da Síndrome de Down, despertando com o desenvolvimento psicomotor uma integração e valorização da personalidade. Abrange fundamentos que interessam a educadores em geral, e as questões investigadas neste estudo comportam sua aplicabilidade tanto no que se refere às crianças normais quanto às deficientes mentais, já que, para entender o comportamento da criança deficiente é necessário, pelo menos, conhecer o desenvolvimento da criança normal. Assim, o programa de natação apresentado goza de total credibilidade de uso tanto para um grupo como para outro. Resultados de estudos sobre o desenvolvimento humano vêm evidenciando grande relação entre a evolução das coordenações sensório-motoras, gestos e formação do esquema corporal com a organização das estruturas mentais, como também com a maturação emocional e social e, enfim, com o desenvolvimento de toda a personalidade infantil. As perspectivas de uma psicomotricidade exercitada pela natação capaz de dinamizar o potencial da criança portadora da Síndrome de Down orientam o programa aqui focalizado, constituindo-se em mais uma alternativa possível para satisfazer as necessidades de sujeitos com estas características, assegurando seu melhor ajustamento ao ambiente socio-cultural e favorecendo seu desenvolvimento mais equilibrado.