A teoria é tratada em linguagem acessível e perfeitamente assimilável por alunos do 6º ao 9º ano e as atividades, na medida do possível, são interessantes e familiares; ao resolvê-las, os alunos poderão empregar criatividade, explorar o raciocínio matemático,conversar com os colegas sobre procedimentos,levantar hipóteses e tomar decisões. Proporciona conhecimentos básicos nos diversos campos da Matemática e desenvolve no aluno entendimento dos blocos temáticos: números e operações,espaço e forma, grandezas e medidas, tratamento da informação. As atividades complementares,localizadas no fi nal de cada capítulo, abrangem todo conteúdo trabalhado para que o aluno revise o que aprendeu. Boxes mostram a história da Matemática e seu uso prático no cotidiano. Aplicações contextualizadas do conteúdo. Na medida em que exemplifi cam o uso prático da teoria abordada, tornam-se um importante apoio didático. A Matemática não é um objeto pronto,nascido há pouco. Ao contrário, é uma ciência construída ao longo de milênios, até chegar ao estágio como hoje a visualizamos e entendemos. Um glossário explica as palavras mais complexas usadas nos textos.