No século XVIII, a partir da imitação e do estudo dos modelos estrangeiros, formou-se uma prática mencionada nos escritos de época alemães como vermischter Geschmack [gosto misto]. Segundo autores setecentistas, com Georg Philipp Telemann (1681-1767) os estilos musicais nacionais atingiriam uma síntese completa. Os Concertouvertures gênero que une o modelo das ouvertures francesas aos concertos italianos são aqui tomados como exemplo da prática musical que veio a ser proposta por Quantz (1752) e seus contemporâneos como Gosto Alemão. Neste livro, Noara Paoliello utiliza fontes originais do século XVIII para recuperar a acepção setecentista dos conceitos de estilo e de gosto na música.Textos fundamentais para a compreensão do repertório setecentista, até então extremamente restritos, são aqui traduzidos e discutidos de modo a trazer luz a conceitos que permeiam a música historicamente orientada dos séculos XVII e XVIII, como gostos nacionais, gostos reunidos, estilo galante, estilo sacro-teatral e de câmara, etc.