Esta obra intitulada DOCÊNCIA, COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM: CONTEXTOS DIVERSOS é fruto das pesquisas de doutores preocupados com a qualidade na educação. As reflexões ora postas nos alertam para pensarmos como aponta no posfácio, a professora Isabel Alarcão que "Para além do conhecimento desenvolvido nas universidades sobre os professores e, mais recentemente, também com os professores, urge valorizar o conhecimento construído pelos próprios professores em contexto de trabalho. Sendo útil e gratificante para os próprios, é também uma maneira de chamar a atenção da sociedade para o seu saber específico e o seu sentido de responsabilidade social." Com efeito, a professora Bernadete Gatti na apresentação desta obra destaca que "Temos muitos trabalhos sobre os vários fundamentos da educação, mas, no que refere aos aspectos da ação dos docentes como profissionais do ensino as referências em pesquisas para a formação inicial e continuada desses profissionais se torna mais rarefeita e esparsa." E complementa que "em suas variadas contribuições, este livro se mostra com possibilidades de referenciar vários temas que nos desafiam tanto em nossas formas de pensar as realidades, quanto em nossas escolhas no agir educativo para a formação de professores e o trabalho na educação básica." Por fim, face às demandas urgentes no panorama educacional contemporâneo que vão desde a necessidade de identificar a natureza de profundas mudanças e a forma como elas interferem na qualidade de educação brasileira, convido a todos para se deleitarem com a leitura deste livro que enseja colaborar na significação de diretrizes, metas e estratégias pedagógicas seja na academia, seja na escola.