Ler os originais é o ponto de partida para definir formatos, margens, estrutura e tipologia em um texto. Em Guia prático de design editorial: criando livros completos, Aline Haluch faz um breve relato do panorama histórico e das oportunidades de trabalho hoje no design. A autora vai além do projeto gráfico e aborda arquivo digital, acabamentos e recursos gráficos como vernizes, relevos, facas especiais e papéis mais utilizados. Também há um capítulo dedicado especialmente à capa, elemento fundamental para atrair o interesse do público, com exemplos do que não pode faltar: imagem, ilustração, orelhas, quarta capa e lombada.Aprenda aqui a compreender o briefing de um projeto editorial, metodologias de trabalho, como fazer escolhas técnicas de especificações tipográficas, como utilizar grids e estilos, integrar imagens e ilustrações aos projetos, criar capas. Aprenda a utilizar essas informações e muitas outras em conjunto na criação de seus projetos. Veja como preparar os arquivos para produção, finalizar e conferir para evitar erros, definir os acabamentos e outras questões de produção gráfica. Veja o início, meio e fim do processo.