Ao nascer e durante a infância, revelam-se de forma diferenciada, única e irrepetível, nossas modalidades de ser e estar no mundo. A forma em que cada um de nós vai construindo o psiquismo estruturará o "si mesmo" e a maneira de se relacionar com o mundo. O pensamento, a linguagem, as modalidades afetivas e cognitivas serão organizados a partir de estados psíquicos e corporais únicos. Compreender a continuidade desse psiquismo a partir do momento da concepção nos permitirá decodificar estados de ânimo, experiências postas aos serviço do pensamento, sensibilidade, motricidade, linguagem, sexualidade, e socialização, ao longo das sucessivas etapas evolutivas. Compreender e apreciar a partir do julgamento do adulto, do pai, do professor, do educador, favorecerá a compreensão e a aproximação ao mundo infantil e adolescente, como ponto de partida para o acompanhamento e guia da atividade que possui, como objetivo, o desenvolvimento harmônico, integral e criativo de cada pessoa. Através dos capítulos desta obra, mostraremos os fatores presentes no crescimento das crianças e adolescentes, conforme a diferentes etapas evolutivas. Ao longo dos sucessivos capítulos - que abrangem as idades compreendidas entre o momento da concepção e os dezesseis anos - serão expostos cada um dos conceitos, de acordo com as características de cada momento do desenvolvimento.