Por que os homens virtuosos são capazes de prover sabedoria para os próprios filhos em assuntos que dependem de mestres escolares, mas são incapazes de elevar esses mesmos filhos à virtude da qual eles próprios detêm a posse? (Platão, Protágoras, 324 d). Esta obra se ocupa com o tema mais fascinante da reflexão filosófica grega: a Ética. Mescla abordagem histórica e análise de conceitos. Do ponto de vista histórico, percorre os caminhos do despertar da consciência ética promovida pelos poetas, rapsodos, legisladores, sofistas e filósofos gregos. Pela análise de conceitos, reproduz o embate de ideias que, no decurso histórico, veio a definir o éthos (o modo de ser) e a areté (o modo de portar-se) buscados pelos filósofos como o bom modo de viver e de habitar a pólis. No conjunto, a obra se ocupa, de um lado, com o projeto educador do éthos cívico promovido pela dialógica socrático-platônica e concebido em confabulação com os sofistas, [...]