O presente livro traz uma importante contribuição diante da escassez de materiais com atividades fônicas e metafonológicas em nosso país. As autoras Elizabeth Crepaldi de Almeida e Patrícia Moreira Duarte, ao explicitarem a importância do ensino fônico e metafonológico para aquisição de leitura e escrita, assumem uma postura de extrema coragem dentro da realidade brasileira atual. Além da sua fundamentação teórico-acadêmica sintonizada com o que há de mais atual no meio científico, as autoras desenvolvem e compartilham atividades que podem ser usadas por diferentes profissionais, incluindo fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e educadores, de modo a propiciar o pleno desenvolvimento da proficiência em leitura e escrita. Esta obra, ao descrever em detalhes as atividades a serem usadas, com o objetivo, o material e o procedimento a serem empregados em cada atividade, certamente será um guia importante para a aplicação de programas fônicos e metafonológicos, auxiliando a difusão deste conhecimento entre os profissio­nais que lidam com a aquisição da linguagem escrita.