Assumimos o desafio de produzir um material acessível aos professores e futuros professores e instigá-los a olhar para os Fundamentos do Trabalho Pedagógico buscando, continuamente, condições efetivas para o ensino|aprendizagem e, lançar mão das tecnologias educacionais renovando seus procedimentos de "como fazer" uma educação - com a clara visão de para que e para quem - consequente. O livro foi pensado e elaborado com o objetivo de criar possibilidades e subsídios metodológicos quanto aos modos diferenciados de fazer e promover o ensino, sem a preocupação de apresentar um manual de como ensinar ou um receituário de como dar aulas. Procura fazer uma apresentação, a partir do contexto do professor|escola, dos procedimentos e recursos de ensino para pensar a aula, do aprendizado dos alunos e do fazer docente. Acreditamos na importância de o professor ter conhecimento dos conteúdos a ser ensinado e, ciente, considere a especificidade e a realidade que se apresentam, isto é, qual a melhor maneira de ensinar um determinado conteúdo a um determinado grupo de alunos? Esta revisão dos fundamentos do trabalho pedagógico visa, especialmente, contribuir para que o professor e o futuro professor pensem na sua atuação e na importância desta na formação do indivíduo e da sociedade.