A civilização tecnológica nos trouxe infindáveis benefícios, conhecimento e comodidades. Permitiu-nos entender e construir uma visão de mundo cujos limites se expandiam espantosamente, parecendo não ter fim, até desvendar uma das mais incontestes verdades com a qual a comunidade humana se vê obrigada a conviver: os limites da destruição do planeta em que vive. Ao nos apresentar a Terra como uma única comunidade, Gadotti nos acena com um nova paradigma para a prática pedagógica e, juntamente com os novos e definitivos conceitos sobre os caminhos da educação, apresenta, com Gustavo Cherubine e Natália Bernal, inúmeros exemplos concretos de experiências, sugestões de leitura, bem como propostas de reflexão e aprofundamento sobre o que ele chama de 'Pedagogia da Terra'. Moacir Gadotti nos revela neste livro a Terra como um novo paradigma - a Terra vista como uma única comunidade - para reorientar a prática pedagógica. O autor, filósofo da educação, aborda categorias e conceitos filosófico-pedagógicos, oferecendo inúmeros exemplos concretos de experiências que os incorporam, sugestões de leitura, bem como questões para reflexão e aprofundamento dos temas transdisciplinaridade, sustentabilidade, virtualidade, cidadania planetária, ética, globalização, mundialização etc.Moacir Gadotti nos revela neste livro a Terra como um novo paradigma - a Terra vista como uma única comunidade - para reorientar a prática pedagógica. O autor, filósofo da educação, aborda categorias e conceitos filosófico-pedagógicos, oferecendo inúmeros exemplos concretos de experiências que os incorporam, sugestões de leitura, bem como questões para reflexão e aprofundamento dos temas transdisciplinaridade, sustentabilidade, virtualidade, cidadania planetária, ética, globalização, mundialização etc.