O livro investiga a mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memória das pessoas filmadas. A partir de dois eixos temáticos construídos pela autora, denominados Álbuns de família e Retratos da dor, dois dos ensaios reunidos no livro abordam os seguintes filmes: Acácio (2008), de Marília Rocha; Nos olhos de Mariquinha (2008), de Cláudia Mesquita e Junia Torres; Retratos de identificação (2014), de Anita Leandro; Cabra marcado para morrer (1984) e Moscou (2009), de Eduardo Coutinho. Como um signo especial que guarda, em si, o efeito paradoxal de ser presença da ausência e ausência da presença, noção benjaminiana retomada por vários estudiosos da imagem, ao trazer à luz tais fotografias, os filmes acabam por reinseri-las na linha do tempo. Dessa forma, uma história individual ou coletiva pode ser redescoberta, repensada, submetida ao olhar crítico. Um terceiro ensaio, destaca as relações entre a [...]