Esta obra busca apresentar e ilustrar as particularidades do funcionamento psíquico adolescente em suas variações do normal ao patológico, com base em uma abordagem psicanalítica do Rorschach e do TAT. Essas duas técnicas têm realmente demonstrado sua adequação à avaliação do processo da adolescência. A estrutura desta obra segue os três eixos organizadores do psiquismo na adolescência: complexo de Édipo, narcisismo e elaboração da perda de objeto. As autoras apoiaram-se não apenas no estudo de protocolos de adolescentes em situação de psicodiagnóstico ou hospitalizados, mas também em um amplo material de adolescentes "em acompanhamento terapêutico", colocando em evidência as traduções das problemáticas prevalentes nessa idade e os principais conflitos e angústias que a ela se associam. A metodologia projetiva permite, então, oferecer um esclarecimento privilegiado sobre o funcionamento psíquico adolescente. Ela é especialmente útil nas intervenções e no momento de uma avaliação diagnóstica diferencial. Este livro decorre da prática clínica e experiência de ensino das duas autoras. Ele é indicado, portanto, aos estudantes de psicologia, que verão se materializar os conceitos teóricos sobre a adolescência por meio das técnicas projetivas. Ele é indicado também para psicólogos experientes, que poderão confrontar a clínica projetiva na adolescência com a clínica adulta e infantil.