O livro faz uma breve retrospectiva dos estudos e reflexões que vimos produzindo em nosso grupo: Formação e Profissionalização Docente da UFRN. Procuramos contribuir com o estudo dos atuais referenciais que propõem uma nova maneira de se pensar o ensino, a docência, a formação dos professores e o papel a ser assumido pelo conjunto dos profissionais do ensino, num campo que reclama por mudanças urgentes. São muitas as implicações advindas do novo desafio que é assumir o movimento da profissionalização do trabalho docente, presente na base da reforma do ensino nacional. Portanto:1. A profissionalização aqui defendida, tem que converter-se numa luta, numa conquista dos próprios professores. Estes têm que ter consciência crítica sobre o que representa para eles profissionalizar-se. Precisam, portanto, sentir essa necessidade, sentir o desejo para atingir essa meta. Quando essa condição não se dá, podemos compreender os projetos de reforma que pouco reformaram, que não atingiram o alvo esperado, prevalecendo a lógica de propor mudanças para nada mudar, gerando um hiato entre o Projeto da Reforma e o Projeto dos Professores.2. A mudança rumo à profissionalização dá-se no terreno das atitudes dos valores, das representações, precisando serem garantidas a partir da compreensão e do estudo sobre a natureza da própria mudança. Implica em levar as escolas a transformarem-se em instituições de desenvolvimento profissional, verdadeiras comunidades de aprendizagem, inovação e formação continuada. Implica em profissionalizar a agência formadora. Implica, por fim, numa luta a ser assumida pelo coletivo docente na busca de sua profissionalidade e profissionalismo.