A obra Atravessamentos dançantes na infância: experiências corporais, sonoras e visuais foi um encontro entre espaços formais e não formais da educação, que gerou um encantamento pela educação infantil e pelas questões da arte/cultura, desvelando possibilidades outras de aprendizagem na infância. Um livro que aborda a mediação cultural no espaço da educação infantil, articulada ao espaço museológico, envolvendo três linguagens/expressões artísticas: a dança, a música e as artes visuais. Por meio da ação compartilhada, lançamos nossos olhares para o universo da infância, habitando territórios que nos possibilitaram a experiência de ser e de estar potência revelada em cada momento de aprendizagem com arte/cultura, atravessando nossas bagagens históricas, sensoriais e afetivas. A quem interessa esta leitura? A todos que direta ou indiretamente convivem com crianças, mais especificamente aos professores, coordenadores e gestores que atuam na educação infantil, pois a leitura poderá trazer pistas importantes para as práticas educativas, tanto nos espaços formais como nos não formais e informais da educação. O livro pode interessar também aos professores de arte, aos pesquisadores, aos artistas e aos profissionais que atuam em museus, galerias e ONGs; enfim, a todos que pensam em uma educação crítica e sensível, que prima pelo afeto, pela autonomia e pela humanização. Que este livro dançante atravesse nosso ser e nos impulsione aos mais variados percursos encontros inusitados com a dança, a música e as artes visuais. Encontros que possibilitem descobertas e inquietações um universo recheado de sensibilidades. É o que desejamos para a educação!