A presente obra vem expor uma pesquisa que possui como ponto de partida as teorias sobre imagem e imaginário, em Bachelard, apoiando-se também na ideia bachelardiana de um Fundo Comum dos Sonhos que se perpetua e se renova mediante um DNA imaginal que punge a realidade por meio de impulsos criativos e atitudes lúdicas, agindo no corpo da pesquisatriz por meio de um processo de imaginação e de, segundo Lecoq, um Fundo Poético Comum. Tais processos de pungências, na realidade objetiva, alastram-se rizomaticamente por toda a história da humanidade, não tendo limites de tempo, cultura, espaço e território. Advindo de uma esfera imaterial, mas sensível, o DNA imaginal conecta-se aos Bufões, às práticas tradicionais espetaculares populares brasileiras e italianas, mais especificamente, nesta obra, às máscaras dell’arte e é, principalmente, por meio dele e da formação de circuitos musculares e energéticos que é possível acessar as máscaras da commedia dell’arte, fazendo um transcurso pelas técnicas de Bufão, de translocação e transdução caleidoscópicas.