De 2009 a 2011, a Unirio/MEC promoveu um curso de especialização em Gestão Escolar que contou com a participaão de 400 gestores de escolas do município e do estado do Rio de Janeiro. Janaína Menezes e Andréa Fetzner respectivamente coordenadora e vice-coordenadora do curso, entendendo que a gestão democrática tem por princípio promover a educação como um direito, construíram a proposta do livro convidando quatro professores que são referências no campo da gestão democrática da educação para exporem suas preocupações e reflexões. Pablo Gentili questiona as ideias que sustentam a competição como força propulsora da qualidade escolar. Danilo Gandin provoca os leitores a pensar a institucionalização como a praga que tenta regular tudo, desprezar a dialética e excluir o incerto. Vitor Henrique Paro discute as diversas formas de se perceber a participação dos pais na escola. Celso Vasconcellos escreve sobre a escola de qualidade democrática. Sua reflexão se debruça sobre a sina classificatória que ainda hoje se manifesta nas escolas.