Este livro trata da educação. Não é mais uma publicação dentre tantas que se encontram no mercado atualmente. Em verdade, a edição deste livro representa um sonho. Um sonho vivido por professoras da educação básica e de nível superior no Brasil, que trazem em suas vidas as marcas indeléveis imprimidas pela profissão docente. Assim, o ponto que nos traz aqui nos leva a pensar duas questões: 1) a educação é imprescindível no sentido de possibilitar a busca pela liberdade. Não a liberdade liberal, que se resume na lógica de consumo exacerbado, em um mercado reificado e reificante. Em tal sentido, o primeiro significa que não podemos prescindir da educação seja ela no formato escolar. Quanto à segunda questão: a relação educação e liberdade é intrínseca ao ato mesmo de educar. Por isto, afirma Weffort (2010), com precisão, que a liberdade é domínio do humanismo ocidental que se desenvolve com a nascente burguesia ainda em 1214. Nisto, esclarecemos que o presente livro é fruto de duas pesquisas realizadas sobre uma mesma temática "educação integral", tendo em vista que a mesma busca interrelacionar tal condição, isto é, liberdade e humanismo. O conceito de "educação integral", conforme Guará (2009, p. 5): "encontra amparo jurídico significativo na legislação brasileira, assegurando sua aplicabilidade no campo da educação formal e em outras áreas da política social.". De modo que, só nos resta convidar o leitor e a leitora para imergir neste trabalho que tem como único propósito socializar angústias e aflições, cuidados e medos sem perder a fé jamais.