sociologia da educação foi uma das disciplinas que mais cresceu e se diversificou no transcorrer da segunda metade do século XX, no Brasil e no exterior. Ainda que esse extraordinário enriquecimento disciplinar, de grande pluralismo temático, tenha sido obra de muitas mãos, com a produção de obras monumentais especialmente na França, na Inglaterra, na Espanha, nos Estados Unidos e expressivamente no Brasil também, os grandes nomes da sociologia da educação defenderam continuamente a importância de voltar sempre à leitura de clássicos. Este livro, que recupera escritos produzidos por Marx, Weber e Durkheim, cumpre o importante papel de selecionar os textos desses autores, o que permite ao leitor compreender o lugar estratégico que dedicam ao tema educação. O tema educação não foi um tema secundário na produção dessas obras magistrais e faz parte da plataforma teórica e política com a qual esses autores edificaram, cada qual a seu modo, interpretações magistrais a respeito do quanto a sociedade capitalista, para ser interpretada sociologicamente, exige de cada interprete abordar educação como tema maior e indispensável. Este livro recolhe textos e intervenções desses autores e os reúne e organiza de modo a oferecer ao leitor renovados elementos para a crítica dos problemas mais atuais que assolam a educação escolar.