As vivências de um processo dialógico, às quais se refere o título deste livro, estão relacionadas à intervenção pedagógica focada no ensino do ato de ler, desenvolvida por ocasião de pesquisas no mestrado profissional (PPGEEB) UFMA realizado pela autora. O ato de ler: vivências de um processo dialógico conduz à percepção de que o esforço para o ato de ler não se limita à técnica, mas deve considerar as muitas facetas da dialogicidade. Ao abordar a temática sobre leitura, discute-se, a partir do olhar de outros(as) interlocutores(as), que a formação de um(a) leitor(a) não apenas se inicie no ato de ler, mas estabeleça uma relação de sentido com o texto lido. Intenciona-se, assim, imprimir um novo dizer, nomear com palavras novas o novo, sempre dito em velhas palavras. A autora analisa as formas como o ato de ler é trabalhado na escola e, finalmente, sugere propostas de um ensino do ato de ler numa perspectiva dialógica. Nesse sentido e com este livro, queremos contribuir de (...)