Com método apropriado, boa teoria e com pés e consciência em nosso meio, os autores buscam compreender nossa história, o trabalhar do nosso povo e sua educação, de forma interdisciplinar. Não faltam aos textos o controle das fontes e das observações diretas, nem a escrita aberta, penetrável pelos prováveis leitores, que serão muitos. Os artigos fogem de certo modismo que assolava parte de nossos acadêmicos: a importação de uma pauta de questões que têm sentido maior em seus países de origem e que, aqui, chegam e são utilizadas, as mais das vezes, como modelo, de forma acrítica. Um dos autores apresenta uma "ideia geral", que pode ser aplicada aos diversos artigos: "não existe uma formação humana universal na busca da essência humana universal, mas uma formação histórica determinada pelos diferentes períodos de desenvolvimento das sociedades". A leitura dos textos deste livro ajuda a compreender aspectos de nosso país, tão marcado pela persistente marginalização, de forma séria e bem fundamentada. É fruto da retomada que alguns estudiosos - ao contrário de modas e pautas colonizadoras adotadas geralmente na academia hoje - fazem para entender nossa sociedade. É um livro necessário.