Este livro apresenta um estudo sobre as instituições escolares agrícolas, no Paraná, e tem como objetivo analisar, dentro de uma perspectiva histórica, o processo de constituição dessas instituições e o modelo de ensino por elas oferecido. A pesquisa teve como principal motivação a busca pela compreensão das transformações nas relações de produção e o seu impacto no processo de criação das primeiras escolas agrícolas no Paraná. Nesse sentido, a pesquisa partiu da análise das partes envolvidas na relação entre trabalho e educação, demandando a necessidade de outras análises como: o desenvolvimento histórico do capitalismo do Brasil e seus desdobramentos para o desenvolvimento econômico, político e social da região. Para compreender a institucionalização das escolas agrícolas, partiu-se da análise dessa conjuntura, baseando-se em três categorias fundamentais: o singular, o particular e o universal. A pesquisa apresenta algumas considerações a respeito das transformações que ocorreram nas orientações do modelo de escola agrícola, cujas características foram voltadas, primeiramente, para o atendimento aos desvalidos e, com as mudanças nas relações de produção, para a formação de mão de obra para a agricultura.