Este trabalho é o resultado da investigação realizada para uma tese de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da USP. O objeto de discussão é o processo de reconversão cultural da escola. O autor não se restringe a um estudo teórico do tema, ou a uma pesquisa empírica focada num problema específico do cotidiano escolar. Trata-se de investigar o processo de reconversão cultural a partir das características e condicionamentos do atual estágio de produção e reprodução do capital, identificando no processo duas tendências antagônicas de reconversão da escola tradicional. A reconversão para o mercado, mercoescola, com a introdução na escola dos valores e procedimentos próprios da empresa: competitividade, mensurabilidade, vantagens comparativas, centros de excelência, produtividade, avaliação centrada no produto, empreendedorismo, contrato de gestão e outros elementos inerentes à visão de mercantilização da educação. A reconversão para a emancipação, educação cidadã, como contraponto à mercantilização da educação, afirmando os seguintes valores: solidariedade, cooperação, emancipação, igualdade, identidade, cidadania, participação e democracia. A educação para a cidadania é investigada a partir da experiência concreta do projeto Escola Cidadã, como parte do projeto político desenvolvido nos 16 anos de Administração Popular em Porto Alegre. A Escola Cidadã é tratada como a dimensão educacional do projeto contra-hegemônico desenvolvido em Porto Alegre, baseado na radicalização da democracia através da participação da cidadania na co-gestão do estado.