Quando estudos acadêmicos sobre as políticas públicas obtiveram um elevado grau de centralidade no Brasil, abriu-se um domínio de investigação onde o concurso da Ciência Política e da Sociologia foi decisivo. Ocorre que, na área da educação, a maior parte da produção concernente vem abordando a política educacional a partir de instrumentos investigativos que privilegiam, em primeiro lugar, a própria educação e só secundariamente os relativos ao campo das políticas públicas. Este livro focaliza a educação destacando a sua dimensão de política pública de corte social. Desta perspectiva, tenta abrir caminhos teórico-metodológicos cujo eixo central seja esta dimensão. Ao mesmo tempo em que examina abordagens e ferramentas analíticas próprias ao campo investigativo das políticas públicas, procura articulá-las à educação, em termos de contribuições e adequação aos estudos que tenham por objeto a política educacional. Considerando o espaço de interseção teórica encontrado entre algumas das abordagens, sugere uma proposta analítica que pode auxiliar o desenvolvimento de pesquisas sobre a política educacional brasileira. Trata-se de um trabalho dirigido aos alunos e professores dos cursos de graduação e pós-graduação que têm como interesse particular a investigação do fenômeno educativo em uma das suas múltiplas dimensões: a de política de natureza social.