Considerado um ensaio seminal na carreira de Mikhail Bakhtin, O autor e a personagem na atividade estética foi redigido na primeira metade dos anos 1920 e integra seus escritos ditos filosóficos, ao lado de Por uma filosofia do ato (1919-1921) e O problema do conteúdo, do material e da forma na criação artística verbal (1924). No presente volume Bakhtin procura definir a relação arquitetonicamente estável e dinamicamente viva entre autor e herói na obra literária, e elabora vários conceitos que serão fundamentais em seus escritos posteriores sobre a linguagem, o discurso e o romance. A tradução de Paulo Bezerra, publicada pela primeira vez na coletânea Estética da criação verbal, foi aqui inteiramente revista, além de acrescida de um posfácio do tradutor e de um texto inédito de Bakhtin em português: uma Introdução ao livro, com cerca de 30 páginas, descoberta pelos organizadores das Obras reunidas do autor na Rússia. Considerado um ensaio seminal na carreira de Mikhail Bakhtin, O autor e a personagem na atividade estética foi redigido na primeira metade dos anos 1920 e integra seus escritos ditos filosóficos, ao lado de Por uma filosofia do ato (1919-1921) e O problema do conteúdo, do material e da forma na criação artística verbal (1924). No presente volume Bakhtin procura definir a relação arquitetonicamente estável e dinamicamente viva entre autor e herói na obra literária, e elabora vários conceitos que serão fundamentais em seus escritos posteriores sobre a linguagem, o discurso e o romance. A tradução de Paulo Bezerra, publicada pela primeira vez na coletânea Estética da criação verbal, foi aqui inteiramente revista, além de acrescida de um posfácio do tradutor e de um texto inédito de Bakhtin em português: uma Introdução ao livro, com cerca de 30 páginas, descoberta pelos organizadores das Obras reunidas do autor na Rússia.