Este livro se propõe a uma análise global da multifacetada obra narrativa e não ficcional de Umberto Eco, através da lente do Falso, facies mentirosa mas complementar da Verdade, contemplando todas as possíveis declinações. Vai-se,então,da questão da verdade/falsidade na literatura, ou melhor, da relação problemática entre os mundos possíveis da ficção e os mundos verdadeiros do mundo histórico de referência ao falso subversivo das imitações paródicas; da força do falso na História, desde sempre impregnada de mentiras e narrações fabulatórias mas errôneas, que influenciaram o curso de seus eventos, à simulação/dissimulação enganosa e desonesta da manipulação de documentos falsos, como também à psicologia paranoide dos complôs e à deliberada difusão de notícias e informações falsas pela mídia. Nesse sentido, a autora tem como objetivo sublinhar a relevância do trabalho do filósofo e escritor italiano, tanto não ficcional quanto narrativo, a maneira pela qual este solicita formas de reflexão e análise crítica de todo o horizonte da cultura ocidental e suas formas constitutivas e, acima de tudo, destacar o confronto aberto e problemático que a sua obra estabelece com a complexidade labiríntica, reticular, polimórfica das sociedades contemporâneas e a pluralidade de saberes que a constituem. Com este trabalho a autora fornece aos leitores algumas chaves úteis para o acesso à obra de Eco analisada como um todo, um complexo sistema teórico semiótico-narratológico, com base no qual Eco constrói os dispositivos narrativos de seus sete romances, que são analisados em detalhes aqui.