O livro propõe 21 oficinas de elaboração de texto para os alunos das classes iniciais. O objetivo da obra, porém, é despertar a criatividade, fazendo o aluno compreender, desde cedo, que mais importante do que o que lhe é ensinado, é o que aprende, descobrindo a forma pessoal de exprimir suas idéias e sentimentos. Os conteúdos, portanto, não têm de forma alguma a pretensão de cercar e muito menos esgotar o assunto, mas são simples subsídios para o professor alcançar os objetivos propostos. Não é, portanto, "um livro didático no sentido habitual do termo, tampouco um manual e menos ainda um tratado de teoria literária". Trata-se de um roteiro para desenvolver a capacidade do aluno de se exprimir. Uma das grandes dificuldades atuais da escola é a fragmentação dos conhecimentos. Procura-se combatê-la introduzindo procedimentos de interdisciplinaridade e transversalidade. Ora, "não existe nada mais interdisciplinar do que as palavras", como diz o autor. Aprender a usá-las, na amplitude de seu significado, é aperfeiçoar um instrumento indispensável para ir realizando aos poucos nossa capacidade de conhecer. O Laboratório de redação alimenta a esperança de contribuir decisivamente para alcançar esse imenso objetivo.