Em síntese, podemos dizer que a primeira parte do quarto livro é constituída de narrativas de práticas colaborativas, presenciais e/ou virtuais, vivenciadas por membros do GdS - Grupo de Sábado. Já os textos que compõem a segunda parte, apresentam práticas de reflexão e/ou investigação de/sobre aulas de matemática nas quais ocorreram transformações curriculares. Visamos contribuir tanto para a constituição profissional do professor que dá aulas de matemática como para a transformação curricular na busca da incorporação da diversidade cultural presente na escola. Os livros do GdS também têm sido objeto de estudo de futuros professores que podem ter, por meio destas leituras, um contato próximo com experiências inovadoras que, infeliz-mente, ainda não acontecem em todas as salas de aula em que estes futuros professores estagiam. Nos trabalhos do GdS, tanto a educação algébrica, como a geométrica e a estatística vêm sendo abordadas a partir de seus fundamentos didáticos, epistemológicos, sociológicos, históricos, culturais. Busca-se, também, levar em consideração a diversidade cultural e o compromisso com a inclusão 4 escolar e social dos jovens, crianças e adultos que frequentam a escola atual. Alguns aspectos dessas preocupações estão revelados nos textos que compõem este quarto livro, ou seja, ultrapassamos os limites da sala de aula.