A partir da percepção de que a formação de consultores até então tem ocorrido a partir da iniciativa dos próprios profissionais, elaboramos um projeto editorial que contemplasse não somente o referencial teórico necessário aos consultores, mas apresentamos também metodologias consistentes para a atividade. A proposta deste livro é, portanto, preencher lacunas teóricas e metodológicas necessárias à formação de novos consultores e à consolidação de consultores que já atuam no mercado, mas que se deparam frequentemente com as dificuldades da profissão. Nesse sentido, Consultoria Organizacional na Ótica Tecnoprática é um livro voltado para profissionais que já se aventuram ou desejam se aventurar em atividades de consultoria. Aventurar-se porque é uma profissão para quem é autônomo, independente, individualmente responsável pela sua formação e sua permanência no mercado. Dessa forma, pretendemos fornecer elementos para uma ancoragem teórica e metodológica à carreira e ao profissional de consultoria. Além disso, não se pretende abordar a consultoria no âmbito das empresas privadas somente, mas também no âmbito de Organizações Públicas, Organizações do Terceiro Setor, Fundações, Sociedades de Economia Mista, Cooperativas, enfim, organizações de qualquer natureza jurídica. Por isso, optou-se pelo termo Consultoria Organizacional, por ser mais abrangente. É importante que o futuro consultor saiba se posicionar de acordo com o contexto em que esteja atuando, para fugir do lugar comum de soluções padrões para problemas diferentes, de diferentes dimensões e graus de complexidade. As organizações necessitam de profissionais que as auxiliem na tomada de decisões, na solução de problemas, desde os mais simples aos mais complexos. Não importa o porte da organização, em algum momento ela necessitará de um consultor. Cooperar para a preparação deste profissional é o maior objetivo deste livro.