Entender a percepção como fenômeno estético é o que motiva as reflexões deste livro. Os treze ensaios retomam ideias de Lyotard, Argan, Winnicott, Bachelard, Chauí, entre outros. No entanto, o pensamento de Frayze-Pereira gira em torno das obras de Freud, Merleau-Ponty e Foucault. Com eles, o autor mostra que a arte se faz no encontro de dois sentimentos: o da forma e o do mundo. A partir dessa conexão entre percepção e política, a obra lança nova luz sobre o entendimento humano. Sumário Agradecimentos Prefácio: Inquietantes Inquietudes Jacques Leenhardt Arte, Dor Introdução: Estética e Psicanálise Problemáticas A Psicologia entre a Estética e a História da ArteA Flutuação do Olhar: Artes Plástica e Psicanálise ImplicadaExperiência Estética e Experiência Ilusória: CorrespondênciasFundamentos A Fotografia como Percepção: Perspectivismo, Transcendência e DorAs Armadilhas da Transparência: O Segredo, o ObscenoDo Império do Olhar à Arte de Ver: ProblematizaçõesO Corpo como Obra de Arte: A Unidade do MúltiploAnálises Acrobacias da Identidade: O ArtistaModerno e seus DuplosObra Trágica: O Segredo de Van GoghEntre a Arte e a Dor, Identidade Convulsiva: Max ErnstEntre a Vida e a Morte, Ilusão e Perversão: Alex FlemmingArte Contemporânea e Banalização do Mal: O Silêncio do EspectadorA Poética dos Livros de Ouro: Amélia Toledo, Generosidade e GratidãoInconclusão: Psicanálise e Crítica de Arte Posfácio: Uma Póetica do Desassossego Maria Helena Souza Patto Bibliografia Nota sobre a Origem dos Capítulos