Em muitos temas sobre segurança e dimensionamento de trens, os debates sempre se restringiam a um tratamento apenas conceitual. Havia apenas um formalismo para o cálculo de lotação tanto em tração como em frenagem. No intuito de racionalizar as questões sobre movimento de trens, análise de acidentes, dimensionamento de trens e demais assuntos relativos ao trem, cálculos foram sendo desenvolvidos, ao longo dos anos, para dar um tratamento numérico e permitir comparar diversas situações entre si, verificando se as variáveis em foco apresentavam resultados melhores e se outras eram afetadas trazendo efeitos colaterais. A busca pelo equacionamento matemático dessas questões nos levou rapidamente a compreender as interações entre as diversas variáveis envolvidas, abrindo um horizonte muito mais amplo na interpretação dos fenômenos que presenciávamos em nossas experiências diárias. Dessa forma, dado o valor desses cálculos que nos permitiram resolver inúmeras situações, resolvemos reunir em um único livro a formulação desenvolvida para o entendimento de como foram tratados esses temas. Além disso, fazia-se necessário que esses cálculos pudessem ser realizados rapidamente pelo engenheiro ferroviário, sem ajuda de simuladores ou programas especiais. Com esse objetivo, os capítulos foram sendo redigidos, primeiro demonstrando as equações envolvidas, e depois, por meio de exemplos numéricos, como utilizar as equações e interpretar os resultados para permitir melhores decisões técnicas. O livro não visa substituir livros didáticos sobre as matérias ferroviárias, mas sim complementá-los, pois os temas vão sendo introduzidos sem muita conceituação, iniciando com discussões e gerando questionamentos seguidos de análises. A prioridade foi desenvolver e interpretar os resultados numéricos obtidos nos diversos exemplos que, obrigatoriamente, precisavam estar de acordo com a experiência observada em campo.