O presente trabalho analisa um dos momentos decisivos da História da Educação Brasileira: a passagem da pedagogia conservadora jesuítica que ainda se manifestava na educação brasileira para a pedagogia conservadora liberal, de cunho laico, sistematizada por Rui Barbosa em seus Pareceres sobre a organização do ensino nacional. Cronologicamente este estudo está circunscrito às décadas de 70 e 80 do século XIX, época em que a sociedade brasileira ferviIhava em termos de reformas que atingiam todos os seus setores: a reforma eleitoral, a abolição da escravatura, a reforma de ensino "Leôncio de Carvalho" e a Proclamação da República. A análise é feita levando em conta não somente os fatos mas também as idéias que permeavam a sociedade brasileira do período. Elevar o Brasil ao nível do século, para Rui Barbosa, demandava obrigatoriamente uma reforma de ensino profunda. Para tanto detalha exaustivamente cada medida, justificando-as com base nas experiências vivenciadas pelos países mais desenvolvidos. Suas propostas são importantes porque estarão presentes, com maior ou menor intensidade, em todas as reformas de ensino verificadas desde o início do período republicano até nossos dias. O que se procura demonstrar é o sentido conservador do processo de atualização histórica engendrado por este pensamento. Esta obra é de grande interesse para historiadores da educação nacional bem como para todos os educadores que se empenham em conhecer os condicionantes da situação atual do nosso sistema de ensino.