Um Manual com tudo que um cantor lírico precisa saber, desde os cuidados com a voz, até as técnicas de respiração, posição e de interpretação.“O controle da voz, a liberdade de usá-la livremente para realizar interpretações artísticas foi algo que me levou 10 anos de estudo do canto lírico. Hoje posso dizer que estou satisfeita, mas o caminho até aqui foi difícil, árduo e longo. Com exceção da minha bisavó – que nem cheguei a conhecer e foi cantora de ópera mas abandonou a carreira para se casar, em tempos mais machistas que os de hoje - minha família não é de músicos. Posso dizer, no entanto, que é uma família de pesquisadores. Cada um na sua área, seja em exatas, humanas ou biológicas, mas sempre movidos por esta procura. Desde pequena aprendi que o conhecimento deve ser uma busca eterna, seja no trabalho ou lazer; e que, depois de adquirido, um dos maiores prazeres é poder dividi-lo com os outros. Essa mentalidade analítica encontrou diversas dificuldades no começo do meu estudo do canto: a falta de material, de estudos científicos e de pesquisas nessa área, além de uma variedade de opções técnicas possíveis, com o agravante de que cada uma se proclamava correta em detrimento das outras. Era muito chocante – e ainda é – para mim que uma arte totalmente corporal não fosse estudada usando a Anatomia como base, e que, sendo tão antiga, não tivesse métodos claros de execução. Uma vez que o instrumento do cantor é o próprio corpo, meu pensamento analítico queria saber onde exatamente ficava o “buraquinho” onde eu deveria “colocar” a voz. Neste Manual, então, reúno as respostas para essas minhas dúvidas, na esperança de que elas sejam as de muitos outros estudantes de canto, e de que estes possam ter um texto como base ao percorrer seu caminho.”