Interpretação de textos Construindo competências e habilidades em leitura é uma obra concebida com o objetivo de preparar o estudante para as exigências em leitura do mundo contemporâneo, inclusive as avaliações do Enem e dos vestibulares. Organizada em torno das competências e habilidades, a obra desenvolve a competência leitora do estudante por meio de inúmeras situações práticas. Questões do Enem e dos vestibulares de diferentes disciplinas são analisadas e comentadas e, por meio delas, o estudante aprende a realizar variadas operações, como comparar, analisar, relacionar, inferir, levantar hipóteses, justificar, contextualizar, entre outras, e a lidar com situações-problema, como interpretar textos não verbais, resolver questões interdisciplinares, etc. Interpretação de textos é uma obra pioneira, uma vez que é a primeira a sistematizar, de forma didática e simples, as mais recentes teorias de aprendizagem sobre o desenvolvimento de competências e habilidades em leitura. Com a iniciativa do MEC, em 2009, de substituir os exames vestibulares, que dão acesso a universidades públicas, pelas provas do Enem, surge mais uma forte razão a inclusão social do estudante e seu ingresso na vida acadêmica profissional para que as escolas revejam o espaço da leitura e da interpretação de textos no programa do ensino médio. É justamente com a finalidade de preencher essa lacuna existente no ensino de língua portuguesa que essa obra foi escrita, procurando auxiliar e instrumentalizar o professor nesse processo de mudanças.