O Brasil está em um momento único de sua história, combinando solidez institucional e econômica, variáveis fundamentais da equação do crescimento sustentado. Somos a "bola da vez" e estamos deixando defi nitivamente para trás a alcunha de país "que não é sério". O sucesso demonstrado nos últimos anos reforça a confi ança de que o país continuará a evoluir, em um ritmo cadenciado, mas inexorável, aumentando a eficiência e a eficácia da gestão pública por meio da inovação em suas práticas. Em menos de 20 anos, as estruturas de controles governamentais se multiplicaram, almejando o louvável objetivo de reduzir a corrupção. A sociedade civil, depois da abertura econômica, aprendeu a se tornar cada vez mais exigente com os produtos e serviços. A Lei de Defesa do Consumidor mudou o balanço de poder nas relações comerciais entre grandes empresas e consumidores individuais. Esse mesmo consumidor, mais recentemente, tem aprendido a questionar a qualidade e a efi ciência do serviço público. Muitos dos desafios históricos foram superados, permitindo o foco em questões mais complexas e sofi sticadas. O setor público acompanha a evolução cada vez mais acelerada que nossa sociedade vem passando, e a necessidade de inovação constante é pré-requisito para a sustentabilidade dos serviços públicos. A PricewaterhouseCoopers, a maior organização global de serviços profi ssionais, tem contribuído ativamente para esse processo de modernização e, por isso, criou o Centro de Pesquisa para o Setor Público (CPSP) - Public Sector Research Center. Neste livro, apresentamos casos que contemplam diversos desafi os vividos pela Administração Pública, selecionados pelo CPSP. São relatos precisos de projetos implementados, que combinam a visão técnica do consultor com a prática do gestor público. Esperamos que sirvam de inspiração a outros gestores, nessa busca incessante pela Inovação na Gestão Pública.