O estudo da relação entre a proteção das áreas marginais às rodovias, a segurança viária e a mobilidade urbana poderia, de alguma forma, auxiliar na descoberta de medidas eficazes para a qualidade de vida nas cidades? A Capital do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, foi estudada sob este aspecto na presente obra, considerando a legislação específica que disciplina o uso dos espaços rodoviários estaduais, os casos concretos de ocupações registradas no órgão público responsável e as políticas públicas que vislumbram o planejamento dessas áreas. As faixas de domínio, espaços marginais às rodovias, foram estudadas a partir de diferentes abordagens no intuito de compreender se, por meio de políticas públicas adequadas, seria possível construir um projeto de ordenamento que salvaguardasse as margens das rodovias, garantindo a segurança e a mobilidade urbana, comprometida com as aglomerações geradas pela ocupação desordenada. A mobilidade urbana, trabalhada como um conceito norteador, foi entendida como um elemento essencial para a garantia da qualidade de vida, permitindo o acesso à cidade e o desenvolvimento urbano sustentável.