Este livro veio para confundir e, talvez, para ficar. Mais- talvez fique justamente porque veio para confundir. Em outras palavras- há aqui um material que ajuda a colocar em xeque a concepção generosa (e pouco realista) que vê na produção artística das camadas mais pobres de nossa população um caráter exclusivamente singelo e lírico, porque sua arte teria origem numa relação amistosa com a natureza. Criada por homens e mulheres de origem rural, ela guardaria as marcas desse vínculo direto com a realidade. Não foi por outra razão que por um bom tempo a arte popular - um termo que este livro praticamente põe de lado - foi identificada com as raízes da cultura nacional. Daquela relação imediata com a terra brotariam as diferenças que, aos poucos, como ocorre com uma árvore, constituiriam a complexidade de uma civilização.Este livro veio para confundir e, talvez, para ficar. Mais- talvez fique justamente porque veio para confundir. Em outras palavras- há aqui um material que ajuda a colocar em xeque a concepção generosa (e pouco realista) que vê na produção artística das camadas mais pobres de nossa população um caráter exclusivamente singelo e lírico, porque sua arte teria origem numa relação amistosa com a natureza. Criada por homens e mulheres de origem rural, ela guardaria as marcas desse vínculo direto com a realidade. Não foi por outra razão que por um bom tempo a arte popular - um termo que este livro praticamente põe de lado - foi identificada com as raízes da cultura nacional. Daquela relação imediata com a terra brotariam as diferenças que, aos poucos, como ocorre com uma árvore, constituiriam a complexidade de uma civilização.