O livro BARREIRAS ATITUDINAIS: obstáculos e desafios à inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior nos coloca diante de uma problemática emergente no contexto educacional e social contemporâneo. A abordagem teórico-metodológica adotada pela autora amplia as reflexões acerca da formação e das práticas pedagógicas, afinando-se, desse modo, com as temáticas investigadas pelo Núcleo de Estudos em Educação (NEEd/UERN). Trata-se do primeiro trabalho de pesquisa no campo da educação inclusiva, oriundo de pesquisadores do NEEd, bem como, de docentes do Departamento de Educação da UERN/Campus Pau dos Ferros. Nesta obra, a leitura que fazemos da realidade e dos desafios que se apresentam para a inclusão de estudantes com deficiência em instituições públicas de ensino superior é perpassada por valores acumulados nos diversos itinerários da trajetória pessoal e coletiva da autora, nos conflitos e adversidades que se apresentam na escola, na universidade e no acesso aos bens de produção cultural. As reflexões empreendidas nos levam a afirmar que a construção de valores e atitudes diante das semelhanças e diferenças dos indivíduos é um processo extremamente vivo e plural, permeado por diversas tensões. Há, neste estudo, uma estreita relação com as demandas sociais construídas ao longo dos anos e com as lutas e mobilizações sociais que demandaram ações específicas de reconhecimento e reparação em favor da educação inclusiva, ampliando o campo dos direitos humanos e reivindicando a revisão de conceitos e valores universais que escondem desigualdades historicamente construídas na escola e na universidade.