A obra foi elaborada para que micro, pequenas e médias empresas, que nunca exportaram, ou mesmo as que já exportam, possam identificar facilmente as questões que envolvem os processos de exportação. Baseada em experiências vividas pelo autor em consultorias, palestras e cursos de graduação, além dos eventos realizados como palestrante da Federal Express (FedEx), no Programa de Apoio às Exportações das Pequenas e Médias Empresas (PyMEx) em vários Estados do país. Os temas são abordados de forma didática, passo a passo, para facilitar o acesso e a compreensão de cada fase da exportação. Temas teóricos como o ambiente internacional, a evolução das exportações no Brasil (1950 a 2006), a cultura empresarial para exportação e estatísticas são discutidos e desenvolvidos também com toda a parte prática, como questões administrativas, leis, normas e procedimentos e toda parte de relacionamento internacional, culturas, marketing, aspectos operacionais e jurídicos. No livro são demonstradas técnicas de formação de preços, formas e condições de pagamento, câmbio, como organizar um departamento de exportação, sua estrutura e também pesquisa de mercados, tipos de pesquisa, feiras internacionais e logística internacional. Enfim, todas as informações para servir de ferramenta de estímulo aos empresários, professores, estudantes, consultores e àqueles que se interessam pelo futuro da economia brasileira e que desejam exportar. O livro é prefaciado por José Cândido Senna, coordenador do Projeto Exporta, São Paulo, pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e pela São Paulo Chamber of Commerce/Associação Comercial de São Paulo.