Este livro apresenta uma perspectiva contemporânea a partir de uma exposição clara e didática sobre os principais fundamentos relacionados à gestão de empresas no agronegócio. São abordados tópicos relacionados aos produtos e mercados inerentes ao agronegócio no contexto atual da economia brasileira, bem como suas relações com o ambiente internacional. Também são descritas as principais ferramentas de gestão empresarial aplicadas às organizações agroindustriais, caracterizando as tendências de modernização do agronegócio, bem como a crescente exigência por padrões de eficiência cada vez maiores no que se refere à gestão de pessoas, gestão de custos, auditoria, gestão ambiental, teoria dos jogos e mercados futuros. Outro aspecto relevante desta obra está associado à linguagem objetiva e apropriada para os iniciantes no estudo sobre agronegócio, tanto para a ampliação de conhecimentos como para referenciar aprofundamentos posteriores e interesses mais amplos despertados pela leitura abrangente e atual sobre a administração de empresas e agronegócio. Este livro-texto é recomendado para as disciplinas INTRODUÇÃO AO AGRONEGÓCIO, FUNDAMENTOS DE AGRONEGÓCIO, ADMINISTRAÇÃO RURAL, ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO RURAL e GESTÃO AGROINDUSTRIAL dos cursos de Administração, Agronomia, Contabilidade, Economia, Engenharia Agrícola, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Medicina Veterinária e Zootecnia. Este livro também é recomendado para empresários, comerciantes, autônomos, prestadores de serviços, gestores e demais profissionais vinculados ou interessados em atuar no agronegócio.