A questão central que articula os estudos deste livro está relacionada com o surgimento da recente agenda pública voltada para os jovens no Brasil. Os capítulos descrevem e analisam casos de ações públicas municipais desenvolvidas em 74 municípios de oito regiões metropolitanas brasileiras e são o resultado da fase qualitativa da pesquisa Juventude, Escolarização e Poder Local, desenvolvida entre 2003 e 2006. Duas preocupações centrais constituíram o estudo desenvolvido. A primeira dizia respeito à identificação das principais concepções que orientam as ações, compondo um conjunto de representações que poderiam ancorar as práticas empreendidas; o segundo eixo de preocupações incidiu sobre os modos como ocorre a interação entre o poder executivo municipal, a face local do Estado no âmbito da cidade e os segmentos juvenis destinatários das ações. O livro divide-se em duas partes. A primeira reúne artigos que se inserem no âmbito da problemática dos programas educativos para jovens pobres, com destaque para a questão da transferência de renda e as contrapartidas exigidas dos jovens beneficiários das ações. A segunda é dedicada aos novos desenhos e discursos presentes nas propostas de ações públicas municipais dirigidas aos jovens. Um alerta se faz necessário: este livro não procurou avaliar as ações empreendidas pelos municípios e, nesse sentido, não deve ser considerado um resultado de avaliação diagnóstica da efetividade das políticas públicas municipais dirigidas aos jovens. As políticas públicas são, contudo, tangenciadas em nossa busca da percepção dos sentidos e práticas organizacionais da agenda pública que se institui no Brasil em torno dos jovens.