A difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos tem utilizado, ao longo do tempo, os diferentes meios de comunicação, conseguindo alcançar cada vez mais um público maior(Guaracira Gouvêa). Considero que [a divulgação científica] tem a função de discutir sobre as transformações sociais e culturais, interpelar a capacidade das instituições de se adaptarem às novas necessidades e realidades sociais, e provocar também os cientistas, como cidadãos esclarecidos, sobre o cotidiano de suas atividades produtivas (Silvania Sousa do Nascimento). Existem diferentes razões para que professores das áreas de ciências considerem a possibilidade de trabalhar com textos e/ou outros recursos de divulgação científica em situações escolares, entretanto nem toda a divulgação é adequada e é preciso admitir a necessidade de seleção do que vai ser utilizadoMaria José P. M. de Almeida). Entender o gênero da divulgação científica e analisar criticamente as publicações da divulgação da Ciência antes de levá-las à sala de aula de forma a torná-las ferramentas didáticas é tarefa do professor, pois é ele o elemento fundamental do processo (Marcia Borin da Cunha e Marcelo Giordan).