Programar é uma arte, e neste livro você encontrará os instrumentos necessários para começar a dar vazão à sua criatividade por meio dessa forma de expressão que é um reflexo do tempo em que vivemos. O livro inicia com a "programação de papel", levando o leitor à construção de um paradigma mental propício ao ato da programação, que nada mais é do que o estabelecimento de comunicação com outro ser que possui um vocabulário limitado e a capacidade de fazer apenas - e exatamente - o que foi mandado. O leitor já começa a programar na medida em que vai aprendendo, inicialmente com o uso de um navegador web, construindo exemplos com as linguagens Logo e Scratch (linguagem gráfica desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts que conta com mais de 3 milhões de projetos compartilhados). Depois, com o uso de um estúdio de programação, passa-se à linguagem Python, usada até o final do livro no aprendizado do desenvolvimento integrado às bases de dados, à geração de páginas web dinâmicas e aos jogos. Um dos capítulos finais é dedicado à criação de um ambiente para o desenvolvimento para plataformas móveis. Todo o conhecimento necessário à formação de um bom programador é exposto de forma absolutamente prática. Os conceitos teóricos são introduzidos de forma leve e intuitiva. Este é o primeiro livro a ser lido por quem quer aprender a programar e é um prato cheio de ideias para os que estão incumbidos da tarefa de ensinar essa tão valiosa arte. Ao final do livro, quase sem perceber, o leitor já terá programado para a internet, desenvolvido jogos com orientação a objetos, feito "scrapping" de páginas web, e conhecerá muito mais do que imagina sobre uma das linguagens que aumentam o fator de empregabilidade no cenário tecnológico atual: Python.