Com o objetivo de fornecer os conceitos essenciais de História aos alunos que cursam os primeiros ciclos do ensino fundamental, a autora procurou organizar o conteúdo da coleção História Paratodos de maneira agradável e acessível a esses leitores. Na seção Cadeira de balanço, o aspecto afetivo e o cognitivo interagem. Nela, são apresentadas situações concretas vividas por personagens com as quais os alunos se identificam facilmente. Por meio desses personagens, de contextos localizados em tempos e espaços diferentes - apresentados na seção Rota de viagem - e de atividades cuidadosamente elaboradas, vários temas relevantes, como etnia, gênero, cultura e relação sociedade-natureza, são atualizados e discutidos garantindo às crianças a apreensão progressiva dos conteúdos históricos e respeitando o rigor da pesquisa sobre esses conteúdos. Esta coleção também convida os alunos à reflexão na seção Refletindo e produzindo com... . Nela, a criança é incentivada a pensar sobre a origem de nomes de lugares e de pessoas, as diferentes organizações familiares, as religiões, os problemas atuais dos grandes centros urbanos e a necessidade de dirimir os preconceitos. A intenção é a de conscientizar a criança sobre a importância e o impacto de suas atitudes. A esses procedimentos utilizados pela autora juntam-se a possibilidade da transversalidade e da interdisciplinaridade e o trabalho com linguagens diferenciadas relacionadas entre si, que possibilitam aos alunos não só a aquisição dos códigos da língua escrita, mas também o domínio da linguagem oral, a alfabetização cartográfica e iconográfica bem como o aprendizado da linguagem gráfica e o desenvolvimento do pensamento abstrato, garantindo às crianças os recursos necessários à compreensão da história das sociedades, das culturas e do espaço geográfico.