PIBID: Experiências inovadoras do diálogo entre a Universidade e a Educação Básica trata de fundamentos e práticas do PIBID em diferentes espaços. São textos produzidos por educadores universitários, acadêmicos de graduação e pós-graduação, não apenas na condição de pesquisadores e estudiosos da área da educação, mas principalmente na condição de profissionais e futuros profissionais comprometidos com os avanços da formação dos professores, baseadas na relação entre a teoria e prática, tendo como base o diálogo entre a universidade e a educação básica. Nesse sentido, trata-se aqui de apresentar as experiências desenvolvidas neste programa em escolas públicas de diferentes Instituições de Ensino Superior, considerando que a iniciação à docência é importante na formação dos educadores em todo país e já tem apresentado resultados satisfatórios e expressivos, por oportunizar a inserção dos acadêmicos de licenciatura no cotidiano da escola pública, possibilitando a estes o exercício de uma práxis pedagógica, ainda que inicial, mas que vai amadurecendo no processo à medida que eles interagem com a realidade do ambiente escolar. Ao mesmo tempo, os textos aqui apresentados apontam para a necessidade de se redimensionar a formação inicial dos professores, pois trata-se de um esforço coletivo no sentido de provocar uma investigações mais ampla acerca das ações do PIBID como algo que pode impactar de forma positiva e direta na qualificação dos profissionais da educação e em outras dimensões da esfera social. Que a sua leitura contribua para um repensar crítico e contextualizado da realidade das escolas públicas.