O presente livro pretende investigar as relações entre documentário e história. Dois aspectos podem ser levantados em relação a seu propósito. O primeiro deles diz respeito à consolidação da pesquisa histórica que privilegia como fonte o cinema, apreendido em sua especificidade, e, pari passu, à incorporação dos problemas trazidos pela recente historiografia por quem se dedica à análise estética. O segundo aspecto se relaciona ao papel decisivo que o documentário vem desempenhando nos debates culturais do país desde o chamado cinema da retomada. Ao analisar documentários produzidos desde o início do século XX até os dias atuais, este livro questiona a implicação entre testemunho e realidade em obras cinematográficas. Os autores examinam a relação dessa produção cultural com os diferentes contextos sociopolíticos, considerando os filmes instrumentos valiosos para repensar passado e presente.O presente livro pretende investigar as relações entre documentário e história. Dois aspectos podem ser levantados em relação a seu propósito. O primeiro deles diz respeito à consolidação da pesquisa histórica que privilegia como fonte o cinema, apreendido em sua especificidade. O segundo aspecto se relaciona ao papel decisivo que o documentário vem desempenhando nos debates culturais do país desde o chamado cinema da retomada. Ao analisar documentários produzidos desde o início do século XX até os dias atuais, este livro questiona a implicação entre testemunho e realidade em obras cinematográficas. Os autores examinam a relação dessa produção cultural com os diferentes contextos sociopolíticos, considerando os filmes instrumentos valiosos para repensar passado e presente.