Pensando em nossa experiência de 40 anos no magistério, metade deles no ensino básico e no ensino da genética, bem como nos professores e nos futuros professores, resolvemos apresentar este livro com uma proposta de estratégia didática para o ensino da genética mendeliana. Já comentamos noutro livro problemas no ensino da genética tanto no ensino básico como na academia. No primeiro caso, a genética é desenvolvida por professores com larga experiência no magistério, ou caberá aos novéis professores, oriundos da academia sem ter recebido a formação necessária para enfrentar a questão. Na academia, identificamos que os cursos de licenciatura em Ciências da Natureza não proporcionam preparação específica para o ensino da genética e para a execução dos Problemas de Genética, tão temidos pelos alunos. A análise das grades curriculares nos mostrou duas situações: cursos sem a disciplina de didática da biologia, e aqueles que contam com a disciplina, mas os conteúdos programáticos não passam das discussões teóricas sobre a didática, e não há construção de estratégias didáticas que visem a facilitação do estudo. A academia se preocupa mais em discutir a biotecnologia do que sua base, a genética mendeliana. No ensino básico, o professor terá que resolver problemas de genética mendeliana, pois esta é a realidade. Nos perguntamos: se os alunos do ensino básico têm dificuldades para abstrair situações da genética mendeliana, como enfrentarão a genética molecular? Neste livro encontrarás uma estratégia didática que visa diferenciar a estrutura costumas dos algoritmos usados na resolução dos problemas de genética, que denominamos de Exercício/Problema. A todos os leitores, aproveitem a leitura e o uso da estratégia.