Todos os países comprometeram-se a eliminar as desigualdades de gênero na educação primária e secundária até 2005. Esse acordo foi estabelecido no Fórum Mundial pela Educação, realizado em Dacar, em 2000. Naquele ano, de 104 milhões de crianças fora da escola primária, as meninas representavam uma maioria significativa, e cerca de dois terços dos 860 milhões de pessoas analfabetas eram mulheres. Entretanto, garantir o direito de aprender não é apenas uma questão de números. É parte de uma agenda muito mais ampla que tem por objetivo alcançar igualdade de gênero, de modo que meninas e meninos, mulheres e homens tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem e os mesmos resultados nos diversos campos - pessoal, profissional e político. Essa intenção está implícita na meta de alcançar igualdade de gênero até 2015, que envolve direitos à educação, dentro da educação e por meio da educação. Esta nova edição do Relatório de Monitoramento Global compõe um quadro que mostra os avanços dos países em seus esforços para alcançar essas metas, ressalta as melhores práticas inovadoras, sugere prioridades para estratégias nacionais e analisa os avanços da comunidade internacional em direção ao cumprimento de seus compromissos rumo à Educação para Todos (EPT).