O que deve fazer um professor, quando nota que um aluno é tão diferencialmente mais capaz do que as outras crianças na sala de aula que não pode ser tratado da mesma forma?Bem-dotados... superdotados... quem são eles? Como são eles?Essas questões são aqui apresentadas em uma abordagem crítica abrangendo centenas de estudos e pesquisas feitas em todo o mundo, pelas especialistas Joan Freeman, da Inglaterra, e Zenita Guenther, do Brasil.A diferença essencial entre esse e outros livros existentes sobre o assunto, tanto em português como em inglês, é que o presente trabalho está inteiramente baseado em resultados de pesquisa e estudos científicos, que indicam quais os procedimentos empregados para educação de bem-dotados têm-se comprovado como efetivos, e levam a resultados seguros, e quais são aqueles orientados apenas por intuição e satisfação de quem está executando.Os professores podem assim verificar claramente que idéias levam a bons resultados na educação de crianças talentosas e bem dotadas. Baseado em evidência científica, suas conclusões demonstram como as idéias que se comprovaram produtivas podem ser introduzidas e aplicadas no trabalho regular da sala de aula. Atenção especial é dada a questões como aceleração, enriquecimento, criatividade, inteligência, relações família-escola e política educacional para os mais capazes.Questões de desenvolvimento pessoal e emocional das crianças bem dotadas, habilidades de pensamento produtivo, influência do gênero masculino ou feminino e efeitos sociais no desenvolver de potencial e talento humano são amplamente investigadas, e alguns mitos são demolidos.Há muito o que aprender para se trabalhar com esse tipo especial de alunos, harmonizar o seu projeto educacional integrando o que acontece na sala de aula com tudo o que cada criança está vivendo fora da escola, e assim tornar o período da infância e adolescência o mais proveitoso para a formação pessoal e o desenvolvimento máximo da capacidade e potencial de cada um.