Que são as atitudes e, sobretudo, como devem entender-se desde a perspectiva de assumir a responsabilidade de uma acção educativa escolar a respeito delas? Qual o papel de escola no seu desenvolvimento e ou modificação, se é que tem de ter algum? Nessa direcção, que temos aprendido - desde 1990 - da incorporação das atitudes e dos valores no ensino no quadro do sistema educativo espanhol? Quais foram os acertos e os erros cometidos? Ao mesmo tempo, qual a perspectiva dos professores em exercício a este respeito? E quais as necessidades sentidas na formação? Por outro lado, como evitar que o discurso sobre as atitudes e os valores limite o seu horizonte à formação de uma consciência individual (sem dúvida necessária), mas que facilmente, desde o liberalismo imperante, se desenvolve desviada do ambiente ou, simplesmente, sem qualquer solidariedade para com ele? Terá sentido situar todo este problema ao nível universitário, delineando o debate sobre se a universidade tem ou não alguma responsabilidade educativa (ou se é meramente instrutiva) no que se refere aos estudantes. Por exemplo, é possível e ou correcto reivindicar um critério de excelência na aprendizagem dos estudantes que contemple determinadas atitudes e valores? Por último, até que ponto isto da recuperação da responsabilidade formativa ao serviço de um desenvolvimento integral dos estudantes não pressupõe, de facto, um incremento do controlo sobre os cidadãos que beneficia a estabilidade do sistema?FERNANDO CABRAL PINTO é doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto e mestre em Filosofia Contemporânea pela Universidade de Coimbra. É autor de vários livros e artigos. No Instituto Piaget, onde coordena a Unidade de Investigação e Formação Avançada em Antropologia e Ciências da Educação, publicou A Formação Humana no Projecto da Modernidade (1997) e Sócrates um "Filósofo Bastardo", 2.ª edição (2002). JOSÉ ANTONIO CARIDE é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, onde lecciona Pedagogia Social. É igualmente professor nos Programas de Doutoramento ministrados no Instituto Piaget.